Brotos de Bambu

Picture of Marcos Vagalume

Marcos Vagalume

Você sabia que broto de Bambu é comestível?

Pois é muita gente não sabe, mas o broto de Bambu da espécie certa, colhido no momento certo e recebido o devido tratamento se torna alimento muito saboroso e com um valor nutricional comparável a diversos alimentos.

Todo ano os bambuzais produzem brotos, que crescem rapidamente e viram varas muito altas.

Quando colhidos ainda jovens, os brotos de bambu da maioria das espécies podem servir de alimento!

Com gosto e textura semelhantes ao palmito, o broto de bambu é um alimento muito apreciado nos países da Ásia e pode ser usado em diversas receitas.

Consumo mundial do “Palmito” de Bambu

O broto de bambu, embora seja menos conhecido no Ocidente do que no Oriente, é amplamente consumido no mundo todo. As espécies mais indicadas para o consumo alimentício são Dendrocalamus latiflorus, D. asper, Phyllostachys pubescens e Bambusa oldhamii, uma vez que não produzem brotos amargos
quando comparadas com as espécies dos gêneros Guadua.

Em termos de composição nutricional, o broto de bambu se assemelha ao palmito e aspargos, sendo um alimento de fácil digestão. O broto é um alimento composto majoritariamente por proteínas, carboidratos, minerais e fibras com baixos teores de gordura e açúcares. Além disso, é um alimento rico em fitoesteróis e fibras.

O broto de bambu, segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), possui poucas calorias e gorduras, mas bastante potássio, fibras e proteínas, além de vitamina C e cálcio, entre outros nutrientes. Isso por si só já faz dele um alimento muito saudável!

Os benefícios relacionados ao seu consumo envolvem um melhor processo de digestão, auxílio na perda de peso, combate ao câncer, hipoglicemia e hipertensão.

Como fazer broto de Bambu?

A forma de preparo é importante: após a colheita retirar as folhas (bainhas), lavar bem e cortar em pedaços, a seguir aferventar com adição de bicarbonato de sódio, para retirar os ácidos cianídrico e oxálico. Troque a agua e repita se o gosto estiver amargo.

Mercado de broto de Bambu

No Brasil, onde ainda temos tudo por desenvolver nessa área, poderemos queimar algumas etapas, aprendendo com a experiência da China e de outros tradicionais países produtores de bambu, como a Índia e demais países do Sudeste Asiático, os nossos vizinhos Colômbia, Peru e Equador, além de Panamá, México, Cuba e diversos países da África.

Tive a oportunidade em 2009 de visitar a China e conhecer de perto esse mercado bilionário (Mercado anual estimado em USD 10 bilhões de dólares) do broto de Bambu, é impressionante a variedade de produtos que podem ser produzidos, o capricho e cuidados com essa planta incrível pela qual sou apaixonado.

Quer saber mais sobre brotos de Bambu?
Coloque seu melhor e-mail e tenha acesso a um e-book incrível produzido pela Casa & Bambu.

E-book Casa & Bambu